Trilha da Lagoinha do Leste em Floripa

Pedra famosa no Morro da Coroa

Essa é uma das trilhas mais procuradas para se fazer em Floripa, e não é para menos: é linda e com visuais de tirar o fôlego no caminho. Já fazia um bom tempo que queria fazer essa trilha, mas como não tinha parceria demorou um pouco. Acabei encontrando um grupo no instagram, o Rota de Trilhas, e foi aí que decidi fazer. Saímos as 6 da manhã de Balneário Camboriú e chegamos em Floripa por volta das 8:30. Durou o dia inteiro, mas valeu muito a pena, superou minhas expectativas. Esse dia está nos highlights do meu insta @pegadasdeumaviagem aproveita e me segue lá!

A Trilha da Lagoinha do Leste fica localizada no sul da ilha de Florianópolis e o acesso se dá apenas por trilhas ou embarcações. A Praia da Lagoinha do Leste é bem preservada e para chegar não é tão fácil assim, sendo mais explorada por trilheiros, surfistas e pessoas que gostam de acampar.

Como Chegar na Trilha da Lagoinha do Leste:

Existem duas maneiras de se chegar na trilha por terra:

  1. Pela Praia Pântano do Sul (mais rápido, durando em média 1 hora e meia).
  2. Pela Praia do Matadeiro (mais demorado, mas mais bonito também. Dura em média umas 3 horas de caminhada).

Ida via Praia do Matadeiro

Nós começamos a trilha pelas 8:30 da manhã via Praia do Matadeiro. A parte inicial é a mais puxada, porque tem uma subidinha íngreme e muitas pedras no caminho, depois fica mais tranquilo. Seguimos as sinalizações iniciais e depois fomos pelo caminho demarcado no chão. Para quem for por conta própria, é super tranquilo de se achar. Durante o caminho a vista é linda, o percurso é todo feito na encosta rochosa, então dá para imaginar a beleza. E a partir da segunda quinzena de julho é possível ver as baleias-francas!! Eu vi um leão marinho e fiquei toda emocionada! O dia estava bem nublado e não tão quente, o que tornou a caminhada mais agradável.

Depois de mais ou menos umas 3 horas avistamos a praia da Lagoinha do Leste e paramos ali para descansar um pouco e comer (hora sempre boa do dia kkkkk) Ali o visual já era lindo demais! Após o breve descanso foi hora de descer até a praia. Para depois subir mais um morro, o Morro da Coroa, onde fica a famosa pedra, clássica das fotos da Lagoinha do Leste.

Trilha da Lagoinha do Leste
Trilha da Lagoinha do Leste
Trilha da Lagoinha do Leste

Praia da Lagoinha do Leste

A praia estava bem vazia, até porque o tempo não estava ajudando muito. As únicas pessoas que vimos ou eram surfistas ou estavam fazendo também as trilhas. Para quem gosta de surfar, lá é uma boa opção. Atravessamos a praia e chegamos na entrada do Morro da Coroa.

Morro da Coroa e a famosa pedra

Aqui começou a segunda parte da aventura. Sim, porque é uma subida tensa, quase uma escalada. Tem que ter fôlego. Entre subida e descida deu mais ou menos uns 40 minutos, fora o tempo lá em cima para tirar fotos e apreciar a vista. Esse morro não é nada sinalizado, mas também não é muito difícil de acertar o caminho.

O percurso como já falei, é bem íngreme e também tem muitas pedras! Várias vezes tive que usar as mãos para ajudar e sempre tendo muito cuidado para não escorregar. Várias vezes passou na cabeça: meu Deus eu não posso tropeçar aqui!! Porque é MUITO íngreme. Quem tem problemas de tontura eu NÃO recomendo.

Mas chegando lá em cima foi mágico, sério! O lugar é surreal de lindo! Aí fomos atrás da famosa pedra, toda hora achava que tinha chegado na tal pedra, até que finalmente chegamos! Aí vem a parte que ninguém conta: lotado de gente pra tirar foto lá! kkkkkkk Esperamos um pouquinho e conseguimos! Dá um frio na barriga, mas valeu cada esforço! Ficamos um pouco lá em cima e depois foi hora de descer e confesso que já estava ficando bem cansada. A descida tem que ter mais atenção ainda, várias vezes fui escorregando de bunda com medo de cair. O negócio é punk mesmo! Mas enfim cheguei de volta na paia. Ufa! Terminou??? NÃÃÃÃÃO! Só mais meia hora de caminhada entre subidas e descidas! kkkkkk

Volta via Pântano do Sul

Agora só faltava mais essa trilha de meia hora e pronto! São 15 minutos subindo e 15 minutos descendo, assim mesmo! Ela é bem sinalizada, não tem como se perder! Eu já tava morta de cansada. Mas a galera era muito divertida, então toda hora a gente estava dando risada! Nesse percurso não tem vista, é no meio do mato mesmo e só. Pra quem quer ir apenas no Morro da Coroa, esse é o caminho mais tranquilo. Chegando no final da trilha a van já estava lá nos esperando (graças a Deus kkk) e aí começamos a nossa volta pra Balneário Camboriú, com direito a uma parada para comer em uma padaria, e lá a gente recuperou TODAS as energias!

Pedra do Morro da Coroa
Morro da Coroa
Morro da Coroa
Todo o trajeto! Nove horas!

Dicas importantes:

  • É uma trilha de nível difícil, eu fui achando que era moderada, mas não é.
  • Não vá sozinho, pode ser perigoso!
  • Leve garrafinha de água, em vários lugares tem fonte com água potável.
  • Leve lanchinhos (amendoins, amêndoas, sanduíches…) porque você vai sentir fome e não tem onde comprar.
  • Leve repelente, protetor solar, boné e óculos escuros!
  • Não deixe de subir o Morro da Coroa, é difícil, mas vale muito a pena.
  • Tenha em mente de que esta trilha vai levar bastante tempo, então reserve um dia inteiro.

Como eu falei antes, fui com um grupo que faz trilhas, fui com o @rotadetrilhas e foi bem legal, conheci muita gente bacana nesse dia! O grupo é no máximo de 15 pessoas e custou 100,00 por pessoa. Nesse preço estava incluso o transporte ida e volta, guia, e seguro. Achei bem em conta e valeu muito a pena. Super recomendo! Já fiz duas trilhas com eles incluindo esta! Logo mais posto a outra aqui!!

Até a próxima!

Brasil Dicas de Viagem Floripa Santa Catarina Trilhas Viagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: