San Andres – passeio pela Ilha Jhonny Cay, El Acuario e Manglares

O post de hoje vai ser sobre a minha experiência em um dos passeios mais procurados de San Andres. O passeio que para na ilha de Jhonny Cay, no El Acuario e Manglares.

Eu já fui para San Andres sabendo que queria fazer esse passeio, então fui pesquisando até que decidir fazer. Como já falei nos outros posts, essa viagem eu fiz com meus pais, ambos com 67 anos. Meu pai não quis ir, mas minha mãe topou! Então lá fomos nós.

Jhonny Cay

Saímos do píer as 11:00 em direção a nossa primeira parada: a ilha de Jhonny Cay. Durou uns 15 minutos de barco e já chegamos. Na hora da descida do barco eu me apavorei. Não por mim, mas pela minha mãe (ela tem uma prótese em cada joelho). Não tinha escadinha para descer do barco e o mar estava bem agitado. Ela não era a única idosa No passeio. Enfim pegaram a minha mãe no colo e ela desceu sã e salva! Na hora fiquei preocupada com ela, mas ela estava dano risada, então tudo bem!

A ilha de Jhonny Cay é pequena e para dar a volta nela leva menos de trinta minutos. Ficamos por lá uma hora e meia. Para quem quiser relaxar e se proteger do sol tem aluguel de cadeira e barraquinhas. Dei a volta sozinha pela ilha (minha mãe ficou relaxando) e encontrei no meio do caminho os lagartos azuis! São lindos mesmo! Depois voltei por dentro e me deparei com muitos coqueiros no centro! Um paraíso para quem quer tirar fotos! Eu que sou a louca dos coqueiros fiquei encantada! E lá no meio da para alimentar as iguanas que moram na ilha, elas são gigantes!!

Na hora da chegada em Jhonny Cay, o moço do barco pergunta quem quer almoçar e já faz a reserva. O almoço é a parte e é servido às 12:30. Hora de voltar para o barco e aquela dúvida: como minha mãe vá subir? Pegaram ela de novo no colo e meio que jogaram dentro do barco. Ela não se machucou, mas ficou meio receosa (com razão)! Nisso eu já estava pensando que não iríamos sair de novo do barco né! Seguimos para a nossa segunda parada: El Acuario.

Caminhando por Jhonny Cay
Ilha de Jhonny Cay
Tentando tirar foto sozinha
Ilha de Jhonny Cay
Iguanas se alimentando – Ilha de Jhonny Cay
Famoso lagarto azul – Ilha de Jhonny Cay

El Acuario

De Jhonny Cay até o El Acuario leva Mais ou menos uns 15 minutinhos também (tudo muito pertinho). Chegando lá fiquei mais tranquila com relação a minha mãe: tinha escadinha para descer e subir o barco. Aí foi mais tranquilo.

Bom vamos ao El Acuario então. Ou confessar que fiquei um pouco decepcionada. Porque eu criei uma expectativa gigante do lugar (coisa que não se faz). Chegando lá vi mais um monte de barco chegando junto, fora a galera que já estava por lá. Serio, era MUITA gente. Saímos do barco e fomos até o lugar dos guarda volumes e deixando a mochila (COP 10.000). Depois fomos conhecer o lugar.

O El Acuario tem esse nome por causa de uma grande barreira de corais que fica perto, fazendo do lugar um aquário gigante e, a princípio, com uma vida marinha abundante. Mas…. eu não vi nada! Nenhum peixinho. Fiquei super triste. A ilha é bem pequena, é somente um banco de areia cortando a água. Do ladinho fica uma outra pequena ilha, a Haynes Cay, que dá para ir caminhando até ela. A água fica abaixo da cintura. Achei Haynes Cay meio abandonada, com bastante lixo. Dei a volta nela em 2 minutos. Enfim, esperava mais do El Acuario. É bonito para tirar fotos, se conseguir achar algum lugar sem gente!

El Acuario
El Acuario
El Acuario

Manglares

Saindo de El Acuario, fomos em direção a Manglares, onde se pode ver ostras, carangueijos e lagartos. Neste passeio apenas passeamos com o barco, não descemos. O lugar é bem bonito e você também tem a opção de chegar lá por terra. Tanto de ônibus ou de carro.

Depois fomos direto para o píer, onde os guias esperam uma propina (gorjeta). Como eles ajudaram minha mãe acabei dando COP 2.000, que era o que tinha sobrado.

Achei bem interessante o passeio, mas o único lugar que realmente brilhou meus olhos foi a ilha de Jhonny Cay. Quando voltar a San Andres pretendo fazer o El Acuario mais uma vez para ter uma segunda opinião kkkkkk

No dia seguinte do passeio o El Acuario foi fechado para recuperação ambiental e, a princípio, ficaria fechado por 15 dias. Mas não sei até quando vai ficar assim. Eu queria muito ter conhecido Cayo Bolívar, mas al também está fechado e por tempo indeterminado.

Também ficamos sabendo que pessoas com algum problema físico e idosos não poderiam fazer o passei, provavelmente pela quantidade que tinha no dia em que fui. Minha mãe não se machucou, mas não sei das outras pessoas né.

Manglares
Manglares

Quanto custa?

Os preços variam bastante entre os vendedores, por isso não compre no primeiro dia de viagem. Apenas pesquise. Eu paguei COP 30.000 já com as taxas dos lugares inclusas. Vi gente que pagou COP 45.000 sem as taxas. Fechei o passeio com o pessoal que fica na frente da pousada que estava hospedada, a Cocos Place.

Horários:

Para esse passeio com as três paradas os horários de saída são: 09:00, 10:00, 11:00 e 12:00.

Não deixe de fazer o passeio, eu recomendo bastante! Espero que tenha ajudado com essas dicas! No instagram do Pegadas tem mais fotos e mais dicas! Segue lá @pegadasdeumaviagem até o próximo post!

Caribe Colômbia Dicas de Viagem San Andres Viagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: