O que saber antes de ir para San Andres

San Andres

Viajar para San Andres foi uma decisão bem rápida. Eu queria viajar com meus pais, pela primeira vez, e a ideia de conhecer o Caribe me agradou e muito. Comprei as passagens em março para viajar em maio , então tive dois meses para me planejar.

San Andres se tornou um destino muito procurado pelos brasileiros por ser um paraíso no Caribe mais em conta. Realmente é um lugar maravilhoso e não precisa doar um rim para viajar para lá.

No total fiquei 9 dias em San Andres e vou passar tudo aqui no blog pra vocês!

Sobre San Andres

Praia de Spratt Bight, San Andres

San Andres é a maior ilha do arquipélago San Andres, Providencia e Santa Catalina, e fica no mar do Caribe. A ilha pertence a Colômbia desde 1803, mesmo na verdade estando mais perto da Nicarágua do que da própria Colômbia.

A ilha

Para você que já visitou outras ilha caribenhas, tenha em mente que San Andres é uma ilha pobre e a infraestrutura é bem simples. Não espere encontrar hotéis ultra mega luxuosos. Essa não é a realidade de San Andres.

O saneamento básico da ilha é ainda bem precário, nas altas temporadas é normal enfrentarem escassez de água. O governo colombiano vem trabalhando nisso, investindo em novas redes de abastecimento de água e saneamento básico.

A ilha de San Andres consegue atender bem todos os tipos de viajantes, daqueles que querem mais conforto até os que estão procurando viajar sem gastar muito. Comida boa é o que não falta e tem para todos os bolsos!

Quando ir

Praia de San Luis, San Andres

É quente durante o ano todo em San Andres e a temperatura varia entre 24ºC e 30ºC. Ou seja, em qualquer época que você for vai ser verão! Porém tem a época de chuva que vai de Maio a Junho e de Setembro a Dezembro. Fui em Maio agora e choveu todos os dias, mas assim como chovia logo depois parava e fazia calor de novo.

San Andres está fora da rota de furacões, mas pode ser influenciado por eles formando assim tempestades e ventos fortes nos meses de Agosto a Novembro.

A alta temporada começa em Dezembro e vai até início de Fevereiro. Caso você esteja com viagem marcada nesse período se prepare para o aumento de preços, tanto dos hotéis como dos passeios e também de turistas.

Visto e documentos mecessários

Pertencendo a Colômbia, nós não precisamos de visto de turismo e podemos permanecer até 90 dias no país. De documentos, você pode entrar apenas com a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida a menos de dez anos e esteja em bom estado.

Se você tiver passaporte eu recomendo que vá com ele. É mais prático na hora de preencher documentos e formulários e também na hora de trocar dinheiro eles, normalmente, solicitam o passaporte.

Fique atento também nas conexões, o Panamá exige passaporte! Então se você vai fazer conexão por lá, você PRECISA do passaporte!

Como chegar

Três companhias aéreas fazem San Andres do Brasil, porém nenhuma vai direto. Eu fui com a Copa Airlines e fiz conexão no Panamá. Tem também a Avianca e a LATAM fazendo conexão em Bogotá. O único aeroporto da ilha é o Aeroporto Internacional Gustavo Rojas Pinilla.

Vacina

Desde Maio desse ano a Colômbia passou a exigir a carteirinha internacional da vacina amarela. Eles já pedem para apresentar na hora do check in aqui no Brasil. Sem ela você nem embarca.

Tarjeta de Turismo

Para ir a San Andres é obrigatório adquirir a tarjeta de turismo. Você pode comprar tanto no aeroporto de Guarulhos em São Paulo ou nos aeroportos de conexão. Eu comprei no Panamá e paguei 40 dólares, mas pode também ser pago em pesos colombianos. No aeroporto de São Paulo era 150 reais.

USD 40,00 / 114.000 COP

*Essa tarjeta você vai precisar tanto para entrar em San Andres quanto para sair, então guarde! E para quem vai para Providência você também vai precisar dela para entrar, caso você perca ou esqueça na ilha de San Andres, vai ter de pagar novamente.

Tomadas 

A tomada em San Andres é Tipo A  e a voltagem é 110V. Eu não tinha me dado conta e não levei nenhum adaptador, mas o pessoal da nossa pousada nos emprestou. Dá para comprar lá, mas o que encontrei foi por 30 dólares!!!!!! Na volta achei no aeoporto por 5 dólares

Banho gelado

Vá consciente de que banho quente na ilha de San Andres é algo difícil de se encontrar. Tomamos banho gelado todos os dias e não adianta reclamar, porque não tem. Mas o bom é que lá é quente então não se sofre tanto. O hotel que sei que tem água quente é o Decameron Acuario.

San Andres é lindo e eu me apaixonei, foi minha peimiera vez no Caribe e quero voltar logo! Esse foi o primeiro artigo, de muitos que vão vir, sobre San Andres. Sigam o Pegadas no insta @pegadasdeumaviagem

Caribe San Andres Viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: