Koh Phangan – tudo o que você precisa saber

2018-05-08
Por do sol lindo em Koh Phangan

Koh Phangan é a quinta maior ilha do país, faz parte da província de Surat Thani e fica localizada no Golfo da Tailândia. A 12km da ilha de Koh Samui, Phangan não possui aeroporto, a única forma de chegar é de ferry.

Além das praias paradisíacas, Koh Phangan também tem florestas e mais de 20 pontos para mergulho. Os principais locais de desembarque são em Thongsala e Haad Rin, com vários caixas eletrônicos e bancos.

COMO CHEGAR

Eu saí de Koh Tao para Phangan, foi a minha última parada em ilhas e praias na Tailândia.

De Bangkok ou Phuket 

Avião + ferry – tem duas maneiras de chegar de avião: uma é ir de Bangkok/Phuket até Surat Thani e de lá pegar um ônibus até o píer para pegar o ferry. Ou de Bangkok/Phuket até o aeroporto de Koh Samui. Os vôos são diários, mas é bom reservar com antecedência.

Ônibus + ferry  – o jeito mais econômico é pegar um ônibus noturno que sai da Khao San Road às 18:00 em Bangkok , chegando de manhã cedo em Surat Thani. E depois pegar o ferry até Koh Phangan. O combo ônibus + ticket do ferry pode ser negociado nas agências e sai de 700 a 900 Baht (70 a 90 reais).

Trem + ferry: também tem a opção de pegar o trem noturno de Bangkok e chegar cedinho em Surat Thani. Depois ir de ônibus até o píer e de lá pegar o ferry para Koh Phangan. O ticket do trem de volta para Bangkok é bom comprar com antecedência, principalmente em alta temporada.

De Koh Samui: Tem, pelo menos três ferries por dia saindo do píer Big Buddha em Samui para Phangan. Outros ferries saem dos píeres Nathon e Mae Nam, também três vezes por dia.

De Koh Tao: Os barcos da Sonserm, Lomprayah (o que pegamos) ou Seatram saem diariamente dos píer Mae Haad. O último barco de Koh Tao para Phangan é as 15:00!  É sempre bom ficar de olha nos horários e chegar uns 15 minutinhos antes. Quando eu fui achei um pouco confuso.

LOCOMOÇÃO

Caçambas de caminhonetes são os táxis de lá. Alugar uma scooter também é uma ótima opção. Só cuidado com as áreas entre Ban Tai e Haad Rin, elas tem bastante subidas íngremes e tem que ter uma certa atenção. Quando fui as estradas ainda estavam em manutenção, mas ninguém caiu ou se machucou. Outra coisa para ficar atento é: às vezes os policiais podem te parar pedindo a CNH internacional (ninguém vai te avisar que precisa antes de alugar a scooter, mas pode acontecer como aconteceu com um casal de amigos).

FOOL MOON PARTY 

A maior fama de Koh Phangan é a famosa Full Moon Party, uma mega festa na praia que acontece uma vez por mês em época de lua cheia (apesar que também tem a Half Moon Party, Black Moon Party e por aí vai). Todo mundo se pinta com tintas neon e bebem dos baldinhos com mistura de bebida. No ano novo a Full Moon Party chega  a receber de 10.000 a 30.000 pessoas. Infelizmente não foi dessa vez que conheci essa festa, choveu bastante e no outro dia tinha que acordar muito cedo para ir embora.

É bom ter um pouco de cuidado também. Já ouvi relatos de pessoas que passaram mal com a bebida (provavelmente botaram algo a mais nas bebidas) ou que foram assaltadas na festa por estarem bêbadas. Tem sim uma máfia que rola solta por lá. Se quiser saber mais é só procurar no google. Não estou dizendo que não é para ir, é só curtir com moderação, até para não perder o dia seguinte por causa da ressaca.

ONDE FICAR EM KOH PHANGAN

Área de Haad Rin 

As primeiras praias para se ir são as do sudeste da ilha, que ficam nesta área. Hoje em dia é lá que é lá que se concentra a maior parte dos turistas com uma variedade grande de bares e baladas. Quando a noite cai é festa mesmo, todo mundo bebendo e muita música. É lá que acontece a Full Moon Party. Se essa for a sua vibe as opções de hospedagens são bem grandes por lá, mas tem que ficar ligado com a época da festa, que fica praticamente impossível que reservar alguma coisa de útlima hora.

Área de Thong Sala

Essa área de Thong Sala é o local principal, tendo toda a infraestrutura que uma ilha precisa para os seus 12.000 habitantes. É lá que fica o hospital, bancos e o píer. As praias não são tão bonitas e não recomendo ficar aí já que não tem muito aquela atmosfera de ilha tranquila. É bom para passear e comer, já que tem um night food market, e as opções de comidas são bem boas.

Noroeste da ilha

As áreas do noroeste de Phangan são bem menos desenvolvidas do que as de Haad Rin. Essa região tem aquela atmosfera de ilha paradisíaca sabe? Praias com água cristalina, areia branca e coqueiros. A noite é bem mais tranquilo do que as praias do sul e se resume em barzinhos na beira da praia. As praias mais bonitas são a Haad Salad e Haad Yao. Esse lado da ilha é perfeito para aqueles que querem mais tranquilidade, mais conforto e para famílias. Caso você esteja ficando em algum lugar distante, é bem fácil de ir de scooter.

Norte e Nordeste da ilha 

As praias destas regiões são as melhores de Koh Phangan. São tranquilas e vazias, mesmo em alta temporada. Não tem tantas opções de bares nem baladas, ainda bem né. Pelo menos um lugarzinho mais tranquilo para aproveitar. O único lado ruim é exatamente o que mantém essas praias tranquilas: as estradas ruins. Para chegar lá é preciso passar por estrada de chão todas esburacadas. Mas também tem a opção de ir de longtail caso você não esteja hospedado muito longe.

Hotéis:

O hotel Phangan Utopia Resort fica no topo de uma montanha de frente para o mar na área de Mae Haad no norte de Phangan. Os quartos são bem confortáveis e espaçosos. Tem restaurante e eles também tem scooters para alugar. O café da manhã é incluso. Apesar de ser meio fora de mão, recomendo esse hotel. É bem tranquilo com uma atmosfera bem gostosa, sem contar que fica do lado de um bar no topo da montanha também, perfeito para ver o por do sol. Ficamos duas noites neste hotel e depois fomos para outro.

O segundo lugar que ficamos foi o Salad Beach Resort que fica na praia de Haad Salad. É super bem localizado e a praia também é bem tranquila. O café da manhã é incluso e eles também tem aluguel de scooters.

Todas as reservas que fizemos foi pelo Booking.com.

O QUE FAZER EM KOH PHANGAN

  • Relaxas nas praias mais tranquilas e curtir a beleza do lugar
  • Fazer snorkel em alguma das praias do norte
  • Curtir a Full Moon Party (ou a Half Moon ou a Black Moon)
  • Alugar uma scooter e conhecer a ilha
  • Ver o por do sol e alguns dos barzinhos com viewpont (imperdível)
  • Conhecer o Ang Thong National Park (day trip)
  • Comer comida tailandesa boa no Thong Sala Food Market
  • Ir se divertir ou no Water World ou Slip’N’Fly
2018-05-05
Vista de um dos hotéis em Koh Phangan
IMG_1845
Conhecendo a ilha
IMG_1819
Uma das praias sossegadas de Koh Phangan
IMG_2607
Banheira com vista… mas sem banho! Tava meio suja kkkkkk, Phangan Utopia Resort

Tá pensando em viajar para a lá também? Aproveita e da uma olhada no Roteiro completo pela Tailândia que eu postei aqui no blog, tá bem completinho! E se quiser saber mais me segue no insta @pegadasdeumaviagem. Espero que eu tenha ajudado um pouquinho!

Até a próxima!

Koh Phangan Tailandia TAILÂNDIA Viagem

1 comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: