Jaisalmer – o que fazer, onde e quantos dias ficar

Finalmente vou falar sobre o lugar que mais gostei no Rajastão: Jaisalmer ou Cidade Dourada. Foi exatamente lá que deixei meu coração. A cidade fica quase na fronteira com o Paquistão e levamos umas 12 horas de trem para chegar.

Chegamos umas 5:30 da manhã e o pessoal do hotel já estava lá para nos pegar.

Jaisalmer foi fundado no século XII por maharawal Jaisal e já foi um grande centro comercial localizado estrategicamente na rota de caravanas para o Afeganistão e Ásia Central. Assim como já foi muito movimentada, em meados do século XVI se tornou mais pacata por conta do crescimento dos portos de Surat e Mumbai.

Lá você encontra havelis e Palácios, feitas de arenito-dourado, que embelezam área desértica. Essas construções são exemplos espetaculares da arte de lavrar pedras no Rajastão e se agrupam todas ao redor do magnífico Jaisalmer Fort. Depois dele, as havelis são a maior atração da cidade.

O QUE FAZER

JAISALMER FORT

Construído em 1156 por Jaisal, foi ampliado por seus sucessores. Ele se ergue como uma miragem das areias o deserto do Thar.

Vista do Jaisalmer Fort

Ele fica no topo do morro Trikuta, de 80 metros de altura. Em tempos medievais, a população inteira de Jaisalmer morava dentro dos muros e, ainda hoje, milhares de pessoas ainda moram lá. Este é o único forte residencial da Índia.

Lá dentro você encontra palácios, museus, templos jainistas, mansões, lojas e restaurantes.

Entrada: 250 Rupees / 4 USD das 6:00 as 17:00 todos os dias.

PASSEIOS PARA O DESERTO DO THAR

Essa foi uma experiência que desde que pensei em ir para lá quis fazer. Você pode fazer passeios diários ou dormir no deserto, que foi o que fizemos. Dormimos lá uma noite e de quebra pegamos uma mega tempestade! Tudo sobre essa experiência conto nesse post Dormindo no Thar Desert.

Indo para o deserto do Thar

HAVELIS DE JAISALMER

Como falei antes, depois do forte, as havelis são a maior atração de Jaisalmer. Havelis são mansões que foram construídas no se século XIX por comerciantes e ministros da cidade. Elas dominam os labirintos de vielas, perfeito para tirar fotos. Os detalhes das construções parecem renda! É muito lindo mesmo. Se perca por lá.

As havelis da cidade

CAMINHAR PELA CIDADE

Caso você não vá para Jaisalmer no calor, ou se você se vira aos 45 graus , ande. Caminhe pela cidade. Ela é encantadora. Entre nas lojinhas, tome um masala chai. Sempre achei que andar pela cidade é a melhor maneira de conhecer.

GADISAR SAGAR LAKE • não fui

Reservatório de água da chuva, construído em 1367, já foi a única fonte de água da cidade. Cercado de ghats e templos, ele ganha vida no festival Gangaur (março/abril).

Gadisar Lake (foto do google)

COMO CHEGAR

Como Jaisalmer fica muito longe de Déli, você pode ir de avião até Jodhpur ou Jaipur e pegar o trem lá. Eu recomendo pegar o noturno, assim você já chega de manhã e aproveita o dia explorando. Da para ir de carro também, mas a viagem fica bem longa, mas o lado bom é que você pode ir parando em outros lugares.

Nós saímos de Jaipur Mais ou menos umas cinco da tarde e chegamos de manhã cedinho. Depois saímos de lá para Jodhpur a noite também. Dormir nos trens indianos foi super tranquilo. Essa experiência fica para um próximo post.

De Jaisalmer para:

Nova Déli: 814km

Agra: 795km

Jaipur: 559km

Jodhpur: 289km

Udaipur: 529km

ONDE FICAR

Ficamos hospedados em Uma Guest House, que reservamos quando compramos o passeio para dormir no deserto. Lá normalmente é assim. O lugar é pequenininho, mas tem uma vista e tanto do forte. O pessoal da Guest House foi tão legal que foi difícil dar tchau. O coração apertou. A diária saiu por nada mais nada menos do que 6 dólares a diária para nos três. Isso mesmo! SEIS DÓLARES A DIÁRIA PARA TRÊS PESSOAS! Sem mais nada a declarar. Eu recomendo MUITO!

Hotel The Wanderlust Guest House

Também da para se hospedar dentro do forte, que parece ser bem legal também. Fizemos nossa reserva pelo Booking.com.

QUANTOS DIAS FICAR

Eu saí de lá com a sensação de que tinha que ficar mais um mês. Sério, tenho planos de voltar para a Índia e passar pelo menos uma semana em Jaisalmer. Eu amei demais lá. Achei tudo muito diferente. O calor era quase insuportável, por isso não andamos tanto pela cidade. E eu sinto que preciso voltar lá.

Instagram: @pegadasdeumaviagem

Jaisalmer fica a 814km de Nova Déli, é uma cidade bastante visitada, mas ao mesmo tempo nem tanto quanto os outros lugares, por causa da distância. Mas se você está indo para esta região, o Rajastão, essa cidade é imperdível.

Pelas ruas de Jaisalmer
Entrada do Forte de Jaisalmer
Jaisalmer Fort, India
Jaisalmer Fort, India
Jaisalmer Fort, India
Dentro dos muros do Forte de Jaisalmer
Nos refrescando no nosso Hotel, Jaisalmer
Sacadinha do hotel em Jaisalmer
Mais um por do sol inesquecíver pra conta

Índia Viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: