Jodhpur – o que fazer, onde e quantos dias ficar

Topo do Mehrangarh Fort com a cidade azul lá embaixo

A segunda maior cidade do Rajastão foi fundada em 1459 e é muito popular entre os turistas por seus palácios, templos e pelo majestoso Mehrangarh Fort. Jodhpur também é conhecida como Blue City (cidade azul), cor que decora muitas das casas da cidade.

O que fazer em Jodhpur?

– MEHRANGARH FORT

Entrada do Mehrangarh Fort

Um dos maiores e mais majestosos fortes da Índia, o Mehrangarh Fort desponta acima de uma Rocha de de 125 metros de altura. Ele fica bem no centro da cidade e é possível enchergá-lo de qualquer lugar. A noite fica mais lindo ainda iluminado.

Mehrangarh Fort, Jodhpur
Mehrangarh Fort, Jodhpur

Eu diria que é fácil ficar um dia inteiro lá dentro, tanto para ver de perto a história quanto para ver o museu e seus artefatos. Eu fiquei encantada. Pegue o áudio guia e se perca! Leve identidade, porque eles pedem para retirar o áudio. Eles têm em inglês e espanhol. Vale muito a pena.

Ingresso: 600 Rupees / 10 USD com o áudio incluso.

Permissão para foto: 100Rp / 2USD

Permissão para vídeo: 200Rp / 3,50USD

Aberto todos os dias das 09:00 às 17:00.

Mehrangarh Fort, Jodhpur
Mehrangarh Fort, Jodhpur
Museu do forte
Senhor ensinando como se fuma ópio
Artefatos do museu
Espadas usadas na época
Mehrangarh Fort, Jodhpur
Mehrangarh Fort, Jodhpur

– UMAID BHAWAN PALACE

Inaugurado em 1943 e com 347 quartos, o Umaid Bhawan (que leva o nome do falecido Marajá) é uma das maiores residências do mundo. Foi construído em arenito amarelo-dourado e em estilos ocidental/oriental. Além disso 5000 operários foram empregados para esta magnífico palácio. A construção não usa nenhum tipo de argamassa ou cimento, as pedras foram esculpidas e depois unidas por um sistema único de peças interligadas, como um enorme quebra cabeças.

O palácio foi divido em três: um Hotel luxuoso da rede Taj Palace, um museu e a residência do atual proprietário (marajá de Jodhpur Gaj Singh).

Umaid Bhawan, Jodhpur

O museu é muito bem conservado e contém itens pertencentes ao Marajá e a família Real, com arrange antiguidades, louças fascinantes, pratarias, vários troféus, carros antigos, entre outras raridades.

Localizado no ponto mais alto da cidade, o lugar é bem lindo e bem gostoso com bastante verde ao redor.

Ingresso para o museu: : 100 Rupees / 2 USD

Aberto todos os dias das 09:00 às 17:00 (exceto quando há alguma festividade como casamentos reais, sessão de fotos ou o aniversário do marajá de Jodhpur).

Reprodução perfeita
Carros antigos da coleção do Marajá
Vista do Palácio
Umaid Bhawan, Jodhpur

– GHANTA GHAR (Clock Tower)

Como a Índia não é a Índia sem um mercadão aberto, o Ghanta Ghar, ou Clock Tower, é um dos lugares mais movimentados de Jodhpur. Ele fica na Old Town (cidade velha) e bem no centro do Sadar Market, um famoso bazar com muitas pratas, temperos e muitas outras coisas. De dia é bem cheio e a noite é gostoso de se caminhar por ali, com o relógio iluminado.

De graça e abre das 11:00 às 20:30. Fechado aos domingos.

Clock Tower, Jodhpur

– TOORJI KA JHALARA (Stepwell)

Reservatórios de água são bem comuns pelo Rajastão, não sei se ao redor da Índia inteira tem também, porque não fui.

Este reservatório data do século 6 e está muito bem conservado. Além disso serve também para refrescar o pessoal no verão indiano. Nos resolvemos nos refrescar de outra maneira: tomando uma cerveja bem gelada no Stepwell Café que fica bem em frente!

De graça e pode visitar a qualquer hora do dia ou da noite, aberto ao público 24h todos os dias.

Galera de refrescando no calor de Jodhpur
Stepwell, Jodhpur
Café em Jodhpur, ótimo para tomar uma cerveja!
Stepwell Cafe

– BLUE CITY

A “Blue City” (cidade azul) hoje em dia, não é a cidade inteira de Jodhpur, é Mais um bairro, e pode ser um pouquinho difícil de achar. De cima do forte da para localizar as casinhas pintadas de azul. Assim que você chegar nas ruazinhas se perca e tire muitas fotos!

Pelo que eu ouvi dizer, as casas foram pintadas de azul para manter o frescor dentro delas, além de espantar mosquitos também.

Blue city, Jodhpur
Jodhpur e muita alegria

 Onde ficar?

– Ficamos no hotel Kings Retreat Jodhpur e super recomendo. É muito bem localizado (perto do forte e da Old Town) e o rooftop dele tem uma vista espetacular do forte! A diária saiu 8 USD para cada um (fomos em 3 pessoas) .

– A reserva do hotel eu fiz pelo Booking.com

• Como chegar?

Ir para Jodhpur é fácil para quem já está na Índia viajando. A cidade possui aeroporto, portanto é tranquilo de ir de avião, e não é muito caro.

Você pode também ir de carro ou de trem. Nós saímos de Jaisalmer de trem noturno e foi super tranquilo. Tem trens saindo de várias cidades da Índia.

Distância até Jodhpur:

Nova Déli: 592km

Jaipur: 336km

Jaisalmer: 285km

Udaipur: 261km

Mumbai: 798km

• Como se locomover em Jodhpur?

Bom, a melhor maneira que achamos de andar por Jodhpur foi de tuktuk, porque tinha uma parada de tuktuks no nosso hotel. Então… foi mais prático e nada muito absurdo também. Porém os motoristas podem ser insuportáveis.

Jodhpur

• Quantos dias ficar?

Esta é sempre a parte mais difícil de falar, porque não tem como dizer quantos dias passar em algum lugar. Mas se pudesse dizer qual o mínimo de dias ficar em Jodhpur, diria que 3 NO MÍNIMO! A cidade é bem grande e cheia de ruazinhas para entrar e descobrir.

Instagram: @pegadasdeumaviagem

Bom, é isso gente! Qualquer dúvida deixem nos comentários que eu respondo aqui!!

Índia Viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: